BANHOS

Já conversamos sobre várias plantas e seus vários usos no intuito de melhorar a qualidade de vida, plantas usadas em forma de chás, seu uso medicinal, cosmético e também o aspecto mágico, bem hoje vou falar um pouco da importância dos banhos para resolver alguns probleminhas...




BANHOS TERAPÊUTICOS
Utilizado na milenar cultura oriental, o banho é uma excelente ideia para desintoxicação e relaxamento, além de um efetivo auxílio no tratamento da TPM, alívio das dores provocadas pelo estresse da vida moderna, além de ser uma comprovada ferramenta no tratamento preventivo contra o envelhecimento.
É mundialmente praticada a hidroterapia (cura pela água), principalmente no que se refere a banhos. Alguns nomes se tornaram famosos quanto ao uso adequado da água, e obtiveram ótimos resultados no tratamento das doenças, Sebastião Kneipp, Louis Kuhne e Just na Alemanha, Vicente Priesnitz na Áustria, são alguns....
A água aplicada ao corpo humano, provoca três tipos de reações:
- Circulatória - influi na circulação do sangue
- Nervosa - desperta a atividade dos nervos ou acalma os mesmos
- Térmica - modifica a temperatura do corpo, esfria ou esquenta
Um banho frio - provoca calor na pele, porque empurra o sangue para dentro do corpo, e logo o sangue volta com bastante calor interno para esquentar a superfície do corpo que havia esfriado.
Um banho quente - provoca frio na pele, refresca a pele. Aqui está a explicação porque tantas pessoas engripam facilmente.
Com a pele fria após o banho quente, basta um pouco de ar frio, uma correnteza de ar ao sairmos do banho, e ficamos resfriados, pois a pele não tinha calor suficiente, para enfrentar o frio. Resfriado, gripe é sinal de desequilíbrio de temperatura, isto é, a temperatura interna do corpo é maior do que a externa.
Por isso mesmo os banhos frios são indicados para evitar e combater os resfriados e gripes, e são ótimos para a saúde, combatem muitas doenças.
Ora, vamos refletir um pouco, os índios selvagens jamais têm uma gripe ou resfriado, porque eles só tomam banho frio e assim esquentam a pele após o banho.
A água fria provoca primeiro uma contração, e depois uma dilatação dos vasos sanguíneos na superfície do corpo. Quando se contraem o corpo não perde tanto calor e o sangue é empurrado para dentro. Logo em seguida os vasos sanguíneos se dilatam, isto é, se abrem e o calor é empurrado para a superfície.
Uma dica: sempre quando terminar de tomar banho, ponha o chuveiro no frio, entre embaixo da água fria por 1 ou 2 minutos, com isso voce evita golpes de ar e assim resfriados....
É importante saber que:
- deve-se estar com o corpo sempre quente antes de tomar um banho frio, nunca entrar na água fria sem antes se aquecer, para isso basta fazer alguma ginástica.
- o banho frio deve ser bem rápido, meio minuto ou um minuto.
- se a pessoa sofre de problemas cardíacos deve sempre entrar na água fria aos poucos, molhando primeiro os pés e não a cabeça.
- o banho frio deve ser tomado sempre longe das refeições.
O principais efeitos da água fria:
- desperta atividade funcional do organismo.
- mediante a reação térmica, puxa para a superfície do corpo a congestão das suas vísceras que é febre destrutiva.
- porque favorece pelos poros a expulsão das impurezas do sangue.
Choques de água fria, feitos corretamente durante dias seguidos curam gripes, sinusite, bronquites, tosses e infinidade de problemas.
....Agora que voce já sabe, desfrute dos efeitos dos banhos frios, mais a conversa não para por aqui não....
Os brasileiros mesclaram um pouco de cada cultura e incrementaram outros elementos com o objetivo de criar um clima mais místico. Além dos óleos essenciais, ervas, flores, folhas, cascas, frutas, chás, leite, vinho, mel e sais adicionados à água do banho, também são utilizados incensos, velas e ervas aromáticas, cristais e luzes coloridas e música suave para meditação, tornando o ambiente mais harmonioso. A água quente sobre o corpo totalmente imerso (acrescentado com aromas, cores e textura dos ingredientes); incrementado com elementos externos dando um toque exótico... Formam um ambiente acolhedor que auxilia na terapia, criando harmonia entre: corpo, mente, sensações e emoções.

ISSO NÃO É UMA DELÍCIA?????

1 comentários:

leticia disse...

Adorei o seu post sobre banhos, fui no Spa Otris e sai renovada depois de um banho com água quente e ervas, isso faz toda diferença para começar bem o mês. Se você quiser, dá uma olhada no blog deles falando também sobre os banhos terapêuticos.
 
http://blog.otris.com.br/?p=74